Seguidores

terça-feira, 26 de setembro de 2017

No dia 12 de outubro, asteroide passará 'muito perto' da Terra


Intitulado 2012 TS4, o corpo celeste vai passar a uma distância oito vezes menor que a da Lua
(foto: Pixabay)



No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, o asteroide 2012 TS4 vai passar "perto" da Terra, a uma distância de 44.880 km – oito vezes mais próximo que a Lua.

De acordo com os cientistas da Universidade Federal dos Urais, responsáveis pelas informações dessa aproximação, o asteroide, cujo diâmetro excede o do meteoro que explodiu sobre os céus da cidade russa de Chelyabinsk, em 2013, está voando numa velocidade de 27.540 km/h.

"O asteroide, que tem um diâmetro de 40 m, se aproximará da Terra às 2h42 GMT [23h42 horário de Brasília]. Em comparação com outros asteroides, o TS4 é menor, mas é o único de seu tipo que passará a essa distância do nosso planeta", informam os cientistas da universidade, em comunicado enviado à imprensa.

Para se ter uma noção, o diâmetro do meteoro que explodiu sobre Chelyabinsk era de "apenas" 19 m. Embora seu tamanho fosse significativamente inferior, o impacto da explosão provocou sérios danos em quase sete mil edifícios da cidade russa.

A última vez que o asteroide TS4 se aproximou da Terra foi em 2012. Naquele ano, o corpo celeste passou a uma distância de cerca de 94,8 mil km do nosso planeta.






Fonte









Curta Nossa Página no Facebook
Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...