Todos nós sabemos que não há ar para respirar na Lua, mas novas evidências sugerem que a superfície lunar está continuamente sendo regada pelo oxigênio que escapa da Terra – e pode ter sido assim por bilhões de anos, desde que a atmosfera da Terra se desenvolveu.
Os cientistas já tinham sugerido que gases como nitrogênio poderiam ter acabado na superfície lunar, depois de escapar de nossa atmosfera, mas esta é a primeira vez que pesquisadores demonstraram que o oxigênio – um dos componentes mais importantes da vida na Terra – também é enviado direto para a Lua.
“Atmosfera superior da Terra consiste de íons de oxigênio que são facilmente captados pelo vento solar e transportados para a Lua”, explica o astrofísico. “Nesse processo, alguma porção é mandada para Lua e outra parte é perdida no espaço interplanetário”, concluiu ele.
Se a hipótese estiver correta, isso poderia significar que a Lua preserva oxigênio antigo quando a atmosfera da Terra era muito jovem, há 2,5 bilhões de anos. E como a superfície da Lua é continuamente bombardeada e alterada por meteoritos, eles poderiam ter deslocado os íons de oxigênio ou enterrados profundamente sob a superfície lunar.
Os cientistas estão muito interessados em ver como isso pode ser possível – agora que pensamos que a Lua poderia preservar o oxigênio antigo do passado da Terra. Há um monte de novas e intrigantes perguntas implorando para serem respondidas. [ScienceAlert]
Nenhum comentário:
Postar um comentário