Seguidores

domingo, 24 de setembro de 2017

Navios de 2,5 mil anos são encontrados em boas condições

Embarcações do Império Bizantino foram descobertas no Mar Negro por acaso


NAVIO DO IMPÉRIO ROMANO AINDA POSSUI CORDAS E LAVRADOR DE NAVIO (FOTO: JOHAN RÖNNBY/BLACK SEA MAP)
Cerca de 60 destroços de embarcações naufragadas foram encontrados num "cemitério de navios" no Mar Negro, localizado entre a Europa, a Península da Anatólia (Turquia) e o Cáucaso. Entre os escombros estão navios pertencentes a diferentes períodos: desde o Império Bizantino até o século 19. 

A descoberta aconteceu por acaso por pesquisadores do projeto Black Sea MAP, que pretendiam estudar como as mudanças climáticas afetaram o ecossistema da costa da Bulgária. 


O primeiro barco encontrado foi datado do período entre o século 4 e 5, mas os achados também são do Império Romano e Império Otomano. A descoberta revela padrões ancestrais de comércio, guerras, comunicação e até design de construção das embarcações, que antes eram conhecidas apenas por desenhos. 

MODELO FOTOGRAMÉTRICO DE NAVIO NAUFRAGADO DA IDADE MÉDIA (FOTO: RODRIGO PACHECO-RUIZ)
"Nunca vimos algo assim antes", declarou em comunicado Kroum Batchvarov, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. 

Foram utilizados veículos submarinos operados remotamente (ROV, na sigla em inglês) com câmeras 3D, scanner com laser, luzes especiais e equipamentos geofísicos para inspecionar o cemitério marítimo. 


Abaixo de 150 metros, o Mar Negro é anóxico — sem a presença de oxigênio — o que faz com que organismos orgânicos não sobrevivam no fundo. Por isso, os navios estão em excelentes condições. 


FOTOGRAFIAS FORAM TIRADAS COM TECNOLOGIA ROV (FOTO: BLACK SEA MAP)
"Há um barco medieval de comérico que ainda possui torres na proa e na popa", comentou Ed Parker, CEO da Black Sea MAP. "É como se você estivesse olhando o navio de um filme que ainda possui as cordas no deck e esculturas na madeira." 


O time de pesquisadores está mantendo a locação exata do cemitério em segredo para protegê-lo. Além deles, os únicos que têm acesso ao local são uma equipe de televisão que está trabalhando para veicular o projeto na TV. 

Confira mais fotos da descoberta: 


MODELO FOTOGRAMÉTRICO DE BARCO DO IMPÉRIO OTOMANO (FOTO: RODRIGO PACHECO-RUIZ)
MODELO FOTOGRAMÉTRICO DE EMBARCAÇÃO BIZANTINA FEITA COM TECNOLOGIA ROV (FOTO: RODRIGO PACHECO-RUIZ)

(Com informações de IFL Science)



Fonte
Curta Nossa Página no Facebook
Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...