Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Assustador: Cientistas testam nova câmera quântica que é capaz de tirar fotos de 'fantasmas'


Câmera quântica Spooky é capaz de capturar imagens de fótons que passam despercebidas por fotografias convencionais. As informações são do National Geographic.


Através da utilização de um processo famoso que Einstein chamou de "assustador", os cientistas conseguiram captar com sucesso "fantasmas" em fotos pela primeira vez no uso de câmeras quântica.



Os "fantasmas" capturados na câmera não eram do tipo que você possa estar imaginando; os cientistas não descobriram as almas perdidas dos nossos antepassados. Em vez disso, eles foram capazes de capturar imagens de objetos a partir de fótons que nunca foram captadas em câmeras tradicionais. A tecnologia tem sido apelidada de "imagem fantasma", relata a National Geographic. 


Então, como pode ser possível para capturar uma imagem de um objeto de luz se a luz nunca ricocheteou no objeto? A resposta, em suma: o entrelaçamento quântico.

O emaranhamento é a ligação instantânea estranha que tem sido demonstrada que realmente existe entre determinadas partículas, mesmo que sejam separadas por grandes distâncias. Como exatamente o fenômeno funciona ainda é um mistério, mas o fato de que ele funciona tem sido comprovada.

As câmeras quânticas de captura de imagens fantasmas fazem o uso de dois feixes de laser separados que têm seus fótons emaranhados. Apenas um feixe encontra o objecto representado, mas, no entanto, a imagem pode ser gerada quando um feixe atinge a câmera.

"O que eles fizeram é um truque muito inteligente. De certa forma, é mágico", explicou o especialista em óptica quântica Paul Lett do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, em Gaithersburg, Maryland. "Não há uma nova física aqui, no entanto, mas uma demonstração de pura física."

Para o experimento, os pesquisadores passaram um feixe de luz através de estêncis e gravaram em recortes e um tridente que eram cerca de 0,12 polegadas de altura. Um segundo feixe de luz, a um comprimento de onda diferente do primeiro feixe. Surpreendentemente, o segundo feixe de luz revelou fotos dos objetos quando a câmera estava focada sobre ele, mesmo que este feixe nunca tenha encontrado os objetos de fato.

As duas vigas estavam em diferentes comprimentos de onda, que poderiam, eventualmente, levar à melhoria de imagem ou chip de silício em situações difíceis de ver. 

"Esta é uma ideia experimental de longa data, realmente limpa", disse Lett. "Agora temos que ver se ele irá ou não levar a algo prático, ou continuará a ser apenas uma demonstração inteligente da mecânica quântica." Concluiu.

Veja também: ''Mundos paralelos existem e interagem com o nosso mundo'' Afirmam Físicos

Fonte
Curta Nossa Página no Facebook
Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...