Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Raro evento da ‘Lua Negra’ ocorrerá nesta sexta-feira, dia 30

Acontecerá nesta sexta-feira o raro evento da “Lua negra”, transformando o céu em um ambiente escuro a medida que o Hemisfério Ocidental experimenta sua segunda lua nova do mês.
Aqueles do outro lado do mundo vão ter que esperar até o próximo mês para o mesmo que ocorra o mesmo evento, mas a espera irá valer a pena – a sua lua negra misteriosa está definida para coincidir com o Dia das Bruxas.
Alguns dizem que uma lua negra ocorre cerca de uma vez a cada 19 anos, quando o mês de fevereiro pula uma lua cheia.
Outros dizem que descreve o mês que pula uma nova lua – a primeira fase do ciclo lunar, quando a Lua e o Sol têm a mesma longitude elíptica.


Mas a definição mais comum para uma lua negra é que é a segunda lua nova em um mês, o que significa que o evento desta sexta-feira é a segunda vez em setembro que a Lua ficará totalmente invisível no céu à noite – para aqueles localizados no Hemisfério Ocidental.
Se você estiver familiarizado com os ciclos lunares, você saberá que uma lua cheia ocorre quando o lado da Terra virado para a Lua está completamente iluminado pelo Sol, graças à sua posição orbital em um determinado momento do mês.
Isto significa que para os telespectadores no hemisfério oriental, a Lua vai aparecer incrivelmente brilhante no céu noturno, ou seja, uma noite de Lua Cheia.
A lua nova, por outro lado, ocorre quando o lado da Lua que é iluminado pelo Sol é voltado para longe da Terra, o que torna-se praticamente invisível a olho nu.
Como Joe Rao explica para Space.com, “há normalmente uma lua cheia e uma lua nova a cada mês, mas às vezes o ciclo lunar não corresponde, e você pode obter várias ou nenhuma em um determinado mês.”
“Uma segunda lua cheia em um único mês é chamado às vezes de lua azul”, diz Rao. “A lua negra é supostamente o outro lado de uma lua azul: a segunda lua nova em um único mês.”
Por fim, a Lua negra ocorrerá nesta sexta-feira, 30 de Setembro, as 21:00h, horário de Brasília, para o Hemisfério Ocidental, que abrange as Américas do Norte e do Sul, e certas partes ocidentais da Europa e da África.

Então, como será o evento da Lua negra?

Como todas as luas novas, sem a luz do Sol para iluminá-la, não haverá nada para ver, o que não é relativamente ruim para aqueles que gostam de observar as estrelas, já que a Lua geralmente ofusca o brilho delas.

Aqui está um vídeo da NASA com os ciclos lunares:

Fonte: [Science Alert]

- KF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...