O Headpressing é um comportamento que pode indicar um sinal de doença no prosencéfalo que afeta também o tálamo, regiões do cérebro responsáveis pelas habilidades básicas da sobrevivência. Isso pode comprometer severamente a qualidade de vida do animal, levando-o até mesmo à morte precoce. Os sintomas conhecidos, além da perda de habilidades básicas como esquecer truques antigos e andar em círculos, são os reflexos lentos, problemas visuais, inquietação e até mesmo convulsão.
Além disso, também há a possibilidade de haver um distúrbio metabólico como hiper ou hiponatremia que consistem em muito ou pouca quantidade de sódio no plasma sanguíneo, tumores no cérebro e outros locais, infecções no sistema nervoso entre outras razões.
Quando o animal pressiona sua cabeça contra a parede, também é possível que seja um caso de envenenamento ou contato com toxinas, o que também fazem cães e gatos portarem-se dessa forma. O animal sente extremo desconforto e reage desta maneira, como um meio de aliviar a extrema pressão causada em seu cérebro durante o distúrbio.
Por isso, caso perceba algum comportamento estranho, principalmente relacionando as ações mencionadas acima, não hesite em encaminhar o seu melhor amigo prontamente ao veterinário mais próximo: requisite com seu médico os exames necessários, incluindo de sangue, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Jamais abandone o seu amigo e esteja sempre ao seu lado, pois ele jamais fará isso com você!
- KF
Nenhum comentário:
Postar um comentário