Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

7 criaturas subterrâneas, que parecem ter vindo de outro mundo

Alguns animais se adaptaram tão bem para sobreviverem em lugares escuros, como as cavernas por exemplo, que isso fez com que eles perdessem tanto a sua coloração, quanto sua visão, no entanto, para suprirem essa falta, eles conseguiram se adaptar à vida na escuridão total, desenvolvendo outros mecanismos de sobrevivência. Estes animais são conhecidos como troglóbios, e muitos deles são tão raros que ainda não conhecemos bem os seus hábitos.


1. O phasmatocoris labyrinthicus é a única das criaturas na lista com uma visão decente. Ele usa suas presas para injetar veneno paralisante em sua presa e suga suas entranhas liquefeitas. Este inseto indescritível pode comer qualquer coisa que possa pegar. Mas se alimenta principalmente de aranhas.


2. O planthoppers troglóbios, foi descoberto na Austrália nos anos 80, na caverna Bayliss. Lá foram encontradas uma incrível diversidade de insetos, aracnídeos troglóbios, milípedes, e outros invertebrados. Entre o mais surpreendente destes estão os planthoppers troglóbios, que são insetos relacionados com as cigarras e é muito comum ao redor do mundo em pastagens e florestas.



3. As Salamandras, são uma espécie famosa de anfíbio troglóbios. Mas outras espécies de salamandra se adaptaram ao mundo subterrâneo, incluindo duas espécies do Texas. O eyeless rathbuni Eurycea é o mais especializado e mais comum dos dois, embora ainda seja dependente de água. O mais raro é o Eurycea waterlooensis, que possui olhos minúsculos e é observado apenas em águas profundas, abaixo de Barton Springs em Austin.


4. A Primeira descoberta oficial, não foi há muito tempo. Alguns cientistas ainda acreditam que algumas dessas espécies poderiam sobreviver exclusivamente em ecossistemas de cavernas e assumiu que a maioria das criaturas encontradas não tinham nunca ido para fora das cavernas.
Tudo começou quando um único besouro chamado Leptodirus hochenwartii, que foi descoberto formalmente em 1831. O reconhecimento deste animal, cego, pálido e de pescoço comprido, era de uma criatura adaptada completamente à vida nas cavernas. E isso provocou o início da speleobiology. Que é o estudo dos ecossistemas nas cavernas.

5. A transparente e pálida scurion é a única espécie completamente sem olhos dentre as mais de 1.000 aranhas conhecidas. Como os peixes barbos, esta espécie tem vários primos que ainda possuem olhos.




6. Encontrado exclusivamente no Mt. da Croácia Velebit, Croatobranchus mestrovi é uma espécie bizarra de sanguessuga que habita piscinas de água gelada. Completamente brancas, estas sanguessugas possuem um crescimento único ao longo das suas laterais. Elas possuem cinco tentáculos e dedos curtos que rodeiam a sua boca. As funções desses tentáculos não são totalmente compreendidos, nem sabemos muito mais sobre o estilo de vida deste animal.


7. Typhlops Stygichthys pode ser um dos peixes troglóbios mais ferozes existente. Com sua grande cabeça e dentes afiados, esse peixe foi pego no Brasil na década de 1960. Pensava-se que não existiam mais espécimes e que o animal poderia ter sido extinto. Mas em 2010 vários outros espécimes foram encontrados. Mas agora, possa ser que a especie esteja ameaçada por conta da redução dos níveis de água nos aquíferos subterrâneos que eles chamam de casa.


- KF







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...