Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2016

O hipnótico momento em que um buraco negro engole uma estrela moribunda

"O buraco negro destrói a estrela e começa a engolir seu material rapidamente, mas esse não é o fim de tudo" - Jelle Kaastra


Essa pode ser uma das coisas mais violentas que acontece no Universo, mas também é algo belíssimo!

A NASA revelou recentemente um novo vídeo que promete jogar mais luz sobre um dos mais complexos quebra-cabeças do Universo. A animação mostra o que acontece com uma estrela que passa muito perto de um buraco negro. E como já era de se esperar, essa história não termina muito bem para a estrela...

"O buraco negro destrói a estrela e começa a engolir o material rapidamente, mas esse não é o fim de tudo", disse Jelle Kaastra, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Holanda, e co-autor no novo estudo. "O buraco negro não consegue manter o ritmo, então ele ejeta parte do material para bem longe!" Chega a ser hipnótico!


O estudo publicado na revista Nature conseguiu revelar o momento caótico de uma estrela moribunda sendo engolida por um grande buraco negro, e pra isso usou dados de 3 telescópios orbitais de raios-x, se concentrando no evento chamado de ASASSN-14li, que foi primeiramente observado em novembro de 2014. Tudo isso acontece bem longe, a cerca de 290 milhões de anos-luz.

O poder gravitacional do buraco negro é tão intenso que distorce a estrela com sua força de maré, e a despedaça completamente. Parte da estrela é engolida pelo buraco negro, mas outra parte é ejetada para o espaço a uma altíssima velocidade.

"Essa é a melhor chance que temos até agora de entendermos o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela", disse Jon Miller, líder da equipe responsável pelo estudo.

O famoso astrofísico Stephen Hawking disse algum tempo atrás que algo engolido por um buraco negro poderia não desaparecer para sempre, mas sim se transformar em um "universo paralelo", e segundo ele "a moral da história é que talvez os buracos negros não sejam as eternas prisões que imaginávamos, e a matéria poderia sair de um buraco negro talvez para um outro universo". Será?!!



Fonte: NASA
Imagens: (capa-ilustração/NASA Goddard) / NASA / Galeria do Meteorito 

- KF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...