Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Qual o verdadeiro dia do aniversário de Jesus?



Jesus é a figura central do cristianismo cujos ensinamentos, histórias e lições de amor ao próximo etc foram repassados em determinada época e que são reproduzidos até hoje por meio da religião e os textos bíblicos.
Apesar de o costume popular celebrar o seu nascimento do dia 25 de Dezembro, época do Natal, pesquisadores e cientistas afirmam que Jesus não nasceu nesta data.  Qual seria o verdadeiro dia do aniversário de Jesus?


De acordo com o portal científico Livescience, as teorias a respeito do nascimento de Jesus apontam para vários nortes da história bíblica.
Segundo o científico, “Alguns estudiosos acreditam que ele nasceu entre 6 aC e 4 aC, com base, em parte, na história bíblica de Herodes, o Grande.
Pouco antes da morte de Herodes, que se acredita ter ocorrido em 4 aC, o governante da Judéia supostamente ordenou a morte de todas as crianças do sexo masculino que estavam sob a idade de dois anos e viviam nas proximidades de Belém, em uma tentativa de matar Jesus.


Mas os historiadores discordam sobre o ano real da morte de Herodes. Além do mais, o terrível infanticídio em massa foi lenda, não verdade, conta Aslan, um estudioso da Bíblia e autor de “Zealot: The Life and Times de Jesus de Nazaré” (Random House, 2013), segundo PolicyMic .


A teoria sobre a estrela de Belém

Para identificar o ano do nascimento de Jesus, outros estudiosos têm tentado relacionar a “Estrela de Belém”, que supostamente anunciava o nascimento de Jesus, com eventos astronômicos reais.
Por exemplo, em um artigo de 1991 no Quarterly Journal of Royal Astronomical Society, astrônomo Colin Humphreys propôs que a estrela lendária era na verdade um cometa lento, que observadores chineses tinham gravado em 5 DC.


Os estudiosos também debateram o mês de nascimento de Jesus. Em 2008, o astrônomo Dave Reneke argumentou que Jesus nasceu no verão. A Estrela de Belém, Reneke disse ao New Scientist , pode ter sido a união de Vênus e Júpiter para formar uma luz brilhante no céu. Usando modelos de computador, Reneke determinou que este evento raro ocorreu em 17 de Junho, no ano 2 aC.


Outros pesquisadores afirmam que uma conjunção semelhante, entre Saturno e Júpiter, ocorreu em outubro do ano 7 aC, tornando Jesus um bebê do outono.
Teólogos também sugerem que Jesus nasceu na primavera, com base na narrativa bíblica que os pastores estavam cuidando de seus rebanhos nos campos, na noite do nascimento de Jesus – algo que teria feito na primavera, e não o inverno.”


O que você achou destas teorias científicas a respeito do nascimento de Jesus? Mande seu comentário para gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...