Quando pensamos em raposa, é a raposa-vermelha (Vulpes vulpes) que normalmente vem à mente. Esse enigmático animal pode ser encontrado em todo o hemisfério norte e figura em muitas histórias e desenhos animados.
No entanto, não se associa a palavra “esperta” às raposas por acaso. Este gênero diversificado e moldável tem espécies que vivem por todo o mundo, especialmente adaptadas para prosperar em seus ambientes.
Confira imagens de algumas das mais incríveis espécies de raposas no seu elemento natural:
Fenecos ou raposas-do-deserto
Fenecos ou raposas-do-deserto são animais nativos da África do Norte e do deserto do Saara. Eles distinguem-se por suas grandes orelhas, que servem para dissipar o calor do corpo – e que também são oportunas por oferecer uma boa audiência (raposas-do-deserto podem ouvir suas presas em movimento até mesmo sob a areia). A cor creme de sua pele ajuda a espantar o calor durante o dia e a reter calor durante a noite.
Raposa-vermelha
A raposa-vermelha é a maior, mais larga e mais diversa espécie entre todas as raposas. Elas podem ser encontradas em todo o Hemisfério Norte e na Austrália. Esses animais são caçadores muito ágeis e já foram vistos saltando cercas de mais de 2 metros de altura.
Raposa mármore do Ártico
Esse animal também é um membro da espécie raposa-vermelha. Sua coloração não ocorre naturalmente – foi criada por seres humanos justamente por sua pele.
Raposa-cinzenta
A raposa-cinzenta, que vive em toda a América do Norte, passando por estados ao Norte da Venezuela e Colômbia, se distingue por sua pelagem cor “sal e pimenta” e cauda preta na ponta. Esta raposa é um dos únicos canídeos capazes de subir em árvores.
Raposa de prata ou raposa-prateada
A raposa de prata faz parte da mesma espécie que a raposa-vermelha – simplesmente têm diferentes variações de pigmentação. Por muito tempo, foi uma das raposas mais valiosas e caçada até quase ser extinguida. Até hoje, é criada por sua pele.
A raposa-do-ártico pode ser encontrada por todo o Círculo Polar Ártico. Sua pele grossa permite que sobreviva em temperaturas tão baixas quanto menos 70 graus Celsius. Ela possui pernas e focinhos relativamente curtos, que a ajudam a reter calor.
Raposa-amarela
A raposa-amarela é mais uma variante de cor da raposa-vermelha. É mais comum na América do Norte.
- KF
Nenhum comentário:
Postar um comentário