Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2016

A Austrália vai se mover 2 metros para o norte dia 1 de janeiro

Segure-se firme, australianos – no dia de ano novo em 2017, o país inteiro vai se projetar para o norte por 1,8 metros (5,9 pés). Se, caro leitor, você agora está adornado com uma careta de dúvida, então você deve saber que isso não vai ser devido a alguma mudança apocalíptica nas placas tectônicas. A deriva continental, no entanto, tem um papel a desempenhar nessa mudança geográfica.


A placa australiana está se movendo cerca de 7 centímetros (2,8 polegadas) para o norte a cada ano. Este movimento tem acumulado ao longo das décadas uma discrepância significativa entre coordenadas locais nos mapas e coordenadas globais em sistemas de navegação digitais usadas por satélites.
Atualmente, esta diferença equivale a um erro de 1,5 metros. Isso é o suficiente para causar um problema para qualquer coisa na Austrália que utiliza sistemas de GPS, incluindo smartphones e veículos.
“Se você quiser começar a usar carros sem motoristas ou informações precisas em mapas, essa mudança é fundamental”, disse Dan Jaksa, um membro da Geoscience Australia, à BBC News.
A fim de evitar um futuro sombrio onde tratores autônomos matem animais de fazenda indefesos por engano, coordenadas locais do país vão saltar para o norte no início do próximo ano. Em 2020, a marcha inexorável das placas tectônicas vai atingir o ajuste, e tanto as coordenadas digitais quanto analógicas vão se igualar pela primeira vez desde 1994, quando o sistema de coordenadas local foi atualizado pela última vez.
De modo a acabar com este disparate acontecendo de novo, um novo sistema não especificado será implementado em 2020, que vai manter os dois conjuntos de coordenadas combinadas em tempo real.
A Austrália era anexada à Antártida até cerca de 85 milhões de anos atrás, quando então os continentes começaram a se separar. Depois de 45 milhões de anos os continentes se separaram totalmente um do outro.

Fonte: [IFLScience]

- KF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...