Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Há pouco tempo a China terminou a construção do maior radiotelescópio do mundo, mas o que que significa isso?

A China está pronta para ligar o maior e mais poderoso radiotelescópio do mundo, este fica em um vale quase que completamente deserto na província de Guizhou.


Sua inigualável precisão possibilitará aos astrônomos examinar a Via Láctea e outras galáxias, além de detectar pulsares fracos (ou seja: estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas)
Um radiotelescópio é como um mega ouvido sensível, podendo ouvir mensagens de rádio. A precisão do equipamento é tão boa que é como identificar o barulho das cigarras em meio a uma tempestade, quem disse isso foi Nan Rendong, o cientista-chefe do projeto.
Ter um telescópio mais sensível, fará com que possamos receber mensagens de rádio mais fracos e mais distantes, isso pode nos ajudar a procurar vida inteligente fora da galáxia e explorar as origens do universo.
O semicírculo tem 500 metros de diâmetro, equivalente a 30 campos de futebol americano. Porém para que ele funcione corretamente não pode haver nenhuma frequência de rádio em um raio de 10 quilômetros.
Logo atrás do Fast, o segundo maior radiotelescópio é o observatório Arecibo, em território porto-riquenho, com 305 metros de diâmetro e conta com um perímetro de ~900 metros, já o modelo chinês conta com ~1600 metros de perímetro e não há cidades perto, fazendo com que o ambiente seja ideal para escutar o espaço.
De acordo com o cientista-chefe, a partir de observações astronômicas nacionais da China, o FAST será capaz de digitalizar até duas vezes mais áreas do céu que Arecibo, e terá entre três a cinco vezes mais sensibilidade. Se há de fato vida alienígena, este gigantesco vai encontrá-la. E a construção do radiotelescópio começou em Março de 2011.

- KF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...