Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2016

Esse buraco negro supermassivo se “desprendeu” e está engolindo sua galáxia

Originalmente por Bec Crew / ScienceAlert – Os cientistas já sabem há um bom tempo que buracos negros supermassivos costumam se encontrar no centro das galáxias que se espalham ao longo do Universo. Não se sabe muito bem porque eles estão lá, mas é prudente não se meter com eles.



Um desses buracos negros supermassivos recém-descoberto parece ter sido afastado de seu lugar natural e está descontroladamente engolindo sua própria galáxia.
De modo geral, os buracos negros comuns se formam quando uma estrela com pelo menos cinco vezes mais massa que o Sol fica sem energia e acaba entrando em colapso – criando um vazio completamente agressivo e destrutivo, do qual nem a luz consegue escapar. Existem também os buracos negros maciços – aqueles que possuem de 100 a 100 mil vezes mais massa que o nosso Sol. Mas estamos falando de um buraco negro supermassivo – que possui centenas de milhões de vezes a massa do Sol, e em alguns casos pode ser comparado até mesmo com 10 bilhões de sóis.
A presença dos buracos negros supermassivos é intrínseca à existência de uma galáxia, mas ninguém sabe com 100% de certeza o motivo pelo qual eles acabam ficando sempre no centro das galáxias. Uma hipótese é que o buraco negro é a primeira coisa a existir, e é justamente ele que forma toda a galáxia ao seu redor.
Independentemente da forma como chegaram lá, os buracos negros supermassivos tendem a ficar colocados no centro de uma galáxia. Mas os físicos têm a hipótese de que em ocasiões muito raras, algo catastrófico pode acabar com a sua paz.
Os cientistas agora encontraram um buraco negro supermassivos que está “solto”, rasgando as bordas da galáxia SDSS J141711.07+522540.8, localizada a cerca de 4,5 bilhões de anos-luz da Terra. Esse objeto, chamado XJ1417+52 já é conhecido pelos especialistas há algum tempo, e sua massa gira em torno de 100 mil vezes a do nosso Sol. No entanto, quando os seres humanos o perceberam pela primeira vez, ele estava quieto em seu centro galáctico.
A equipe que percebeu a questão, liderada pelo físico Dacheng Lin, da Universidade de New Hempshire, sugere que o buraco negro se soltou quando sua galáxia colidiu com uma galáxia vizinha – o que pode acontecer com a Via Láctea em 5 bilhões de anos.
A hipótese com que os especialista trabalham é a de que quando essa colisão aconteceu, o sol dessa galáxia vizinha passou muito perto do buraco negro supermassivos da outra, desalojando-o, e destroçando tal sol.
Ao Gizmodo, George Dvorsky explicou que os escombros gasosos produzidos por este encontro geraram uma tremenda quantidade de Raios-X, que já foram apanhados pelo Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, e pelo Observatório XMM-Newton, da ESA.
A descoberta foi publicada no Astrophysical Journal, dos Estados Unidos.
- KF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...