Seguidores

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Afinal, quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Muitas pessoas já se perguntaram ao menos uma vez na vida: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Resolvemos investigar para revelar a você, leitor, a resposta para este eterno dilema.


Aristóteles afirmava que o atual é sempre anterior ao potencial. Portanto, a galinha veio antes do ovo. Não satisfeito com isso, o jornal britânico The Guardian reuniu um cientista, um filósofo e um avicultor para tentar desvendar o mistério.
© Diseñado por Freepik  

Diferentemente de Aristóteles, os três pensadores chegaram à conclusão de que o ovo precedeu a galinha. Por quê? Porque o que define um ovo de galinha é que ele precisa conter dentro de si uma galinha (um pintinho, na verdade), mas sua origem pode ser qualquer outra, não necessariamente uma galinha.

“Eu diria que um ovo de galinha é um ovo de galinha se tiver uma galinha dentro de si“, explica o filósofo David Papineau. ”Se um canguru colocasse um ovo e se dentro do ovo houvesse um avestruz, seria um ovo de avestruz, não de canguru. Seguindo este raciocínio, a primeira galinha precisou sair de um ovo de galinha, ainda que aquele ovo não tenha sido colocado por outra galinha".

Entendeu?

Ainda que o veredito seja discutível, os três homens chegaram a uma conclusão unânime, segundo a qual o ovo sempre vem antes da galinha.

Ainda que o veredito seja discutível, os três homens chegaram a uma conclusão unânime, segundo a qual o ovo sempre vem antes da galinha.

John Brookfield, geneticista evolutivo da Universidade de Nottingham, assegura que é preciso voltar milhões de anos no tempo, até quando nasceu a primeira galinha. “Ela deve ter se diferenciado dos seus pais devido a alguma mudança genética, que pode ter sido muito sutil, mas que levou aquela galinha a ser a primeira a se encaixar no nosso critério atual do que é...uma galinha“.


Sendo assim, a primeira galinha provavelmente não nasceu de outra galinha, e sim da evolução de outras espécies com características levemente distintas. ”Portanto, o organismo vivo dentro do ovo deve ter tido o mesmo DNA que a galinha na qual ele acabaria se transformando, o que faz com que aquele ser seja, por si só, um membro da espécie da galinha".
© Diseñado por Freepik  
Curiosamente, ambas as explicações, oriundas de campos muito distintos — como a biologia e a linguística -, são uma boa amostra da forma como a crença na ciência empírica substituiu a especulação metafísica na explicação sobre o surgimento do mundo.

E você, o que acha? Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?

Fonte
Curta Nossa Página no Facebook
Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO