Seguidores

terça-feira, 20 de junho de 2017

O cometa Johnson já pode ser visto no céu! Saiba como encontrá-lo

Não perca a chance de avistar um ilustre visitante, que percorreu uma verdadeira jornada interestelar para chegar até aqui...


O belíssimo cometa Johnson C/2015 V2 acaba de entrar numa região do firmamento repleta de galáxias - a constelação de Virgem. No último dia 18 de junho, o astrônomo amador Rolando Ligustri conseguiu registrar uma linda imagem do cometa e algumas fantásticas galáxias de fundo, através de um telescópio controlado remotamente, no Novo México:
Cometa Johnson (C/2015 V2) registrado por Rolando Ligustri no dia 18 de junho de 2017.
Créditos: Rolando Ligustri / iTelescope
Clique na imagem para ampliar

No dia 3 de maio publicamos aqui no site uma matéria que já mostrava uma foto do cometa Johnson registrada pelo mesmo astrônomo amador, mas naquela época, o cometa ainda não poderia ser avistado do hemisfério sul.


"O cometa Johnson está perto de muitas galáxias!", disse Ligustri. E olha que essa sua proximidade com tantas galáxias deve se estender pelas próximas semanas, já que o cometa continua sua jornada pela rica constelação de Virgem...

Faz poucos dias que o cometa C/2015 V2 fez sua máxima aproximação com o Sol, quando chegou a 1,6 UA do Astro Rei. Por conta de sua órbita hiperbólica, o cometa está sendo lançado para bem longe do Sol, e já está indo rumo ao espaço profundo. Após essa visita ao Sistema Solar interno, o cometa Johnson provavelmente desaparecerá pra sempre!
Gráfico mostra a posição do cometa C/2015 V2 ns dias 10 e 28 de junho de 2017, às 20h00 pelo horário de Brasília (23:00 UTC).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar
E esse é o momento para observá-lo! O cometa tem um brilho intenso, mas ainda é invisível para a vista desarmada. Por outro lado, com um pequeno telescópio, ou até mesmo simples binóculos  você poderá ver isso tudo do quintal da sua casa!

O cometa Johnson estava bem a norte, mas desde o início de junho ele começou a vir para a direção sul. No dia 22 de junho ele atravessará o equador celeste em direção ao sul, mas já é possível avistarmos ele no céu. É como se tivéssemos um assento na primeira fila de um belíssimo espetáculo cósmico - um espetáculo de curta temporada. Você não vai perder.. vai?!

Fonte

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO