Seguidores

domingo, 25 de junho de 2017

NASA captura o som espetacular do Universo

Um velho ditado sempre diz que no espaço ninguém pode ouvi-lo gritar. Mas, na realidade, o que você pode ou não pode ouvir no espaço é tudo uma questão de tecnologia.


O som é uma onda mecânica: Para propagá-lo, ele requer de um meio e não pode se espalhar pelo vácuo. E apesar do espaço ser muito vazio, ele não é tão exatamente assim. O universo está cheio de partículas e elas produzem um som. Mas claro, não são audíveis dentro do alcance limitado do ouvido humano, mas podem ser medidos e convertidos em algo que todos nós podemos ouvir.

Entre o mais famoso (e um pouco assustador) sons do espaço, temos a gravação de ondas de plasma interestelar – gravada pela sonda Voyager. A gravação é de 12 segundos de duração.


Mas não são apenas ondas de rádio. Qualquer tipo de onda pode ser convertida em som. Os físicos transformaram até sinais de ondas gravitacionais em um som muito agradável. E os sons não são apenas usados para a ciência – esses ruídos cósmicos são usados até mesmo para a arte. A Queen Mary University, por exemplo, está atualmente produzindo um curta-metragem com sons espaciais.

Às vezes é por diversão e outras vezes porque é útil. Nós confiamos fortemente em nossa audição, e graças a milênios de música, somos bons com melodias e padrões. Ao ouvir, podemos pegar em algo que não é facilmente visto nos dados. E com a tecnologia certa, podemos ouvir a música que o Universo nos disponibiliza. [IFLS]


Fonte


Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Um comentário:

  1. Aquilo ali foi um cachorro ao fundo?? heuaheuheu
    O som do universo tem cachorros galáticos! huehuaehhu

    ResponderExcluir

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO