Seguidores

segunda-feira, 19 de junho de 2017

ECLIPSE SOLAR 2017: OS MELHORES LUGARES PARA VER O FENÔMENO RARO EM AGOSTO


ECLIPSE SOLAR 2017: OS MELHORES LUGARES PARA VER O FENÔMENO RARO EM AGOSTO


Em 21 de agosto, pela primeira vez em 99 anos, um eclipse solar total irá cortar todo o continente dos Estados Unidos. Vai ser incrível. Se você estiver no centro do olho do touro da sombra da lua conhecida como a totalidade - o céu ficará escuro por alguns minutos no meio do dia, as estrelas aparecerão, as aves se confundirão e começarão a tocar suas músicas noturnas. E é tudo por causa de uma coincidência cósmica: da Terra, tanto a lua como o sol parecem ter aproximadamente o mesmo tamanho.

A maior parte do país verá um eclipse parcial, o que também é legal. Mas para o show completo, você precisa estar no caminho de 60 milhas de largura da totalidade. Felizmente, a NASA mapeou o caminho da totalidade até um detalhe absurdo.


Como o visualizador de dados da NASA Ernie Wright explica no vídeo abaixo, normalmente as pessoas desenham o caminho de um eclipse assumindo que a forma da lua é perfeitamente redonda. Mas "sabemos que a lua não é suave", diz ele. "Ao redor da borda da lua, temos esse tipo de picos irregulares e vales". A forma da sombra resultante não é um óvalo perfeitamente suave. "É mais como um polígono", diz ele.
Para fazer um mapa absolutamente preciso do eclipse, você precisa explicar a geografia da lua, a geografia da Terra e o ângulo da luz do sol atingindo a Terra. Coloque tudo em conjunto e você obtém "o mapa mais preciso do caminho do eclipse até à data".

A sua elevação na Terra também é importante. "Em geral, o cone sombrio fica um pouco maior nas elevações mais altas", explica Wright em um e-mail. Mas porque a sombra está atingindo a Terra em um ângulo "pessoas próximas ao limite norte desse eclipse podem ser [deslocadas] para fora da umbra [ou seja, sombra], enquanto pessoas próximas ao limite sul poderiam ser deslocadas para dentro".


Aqui está uma visualização simples desse efeito.
Toda essa informação foi usada para criar esses mapas do caminho total do eclipse à medida que passa por cada estado:













Confira uma versão interativa do mapa aqui. (Clique em qualquer ponto nos EUA para obter uma hora para quando o eclipse chegará no topo.) E GreatAmericanEclipse.com aponta todas as principais cidades que a totalidade passará. Mas boa sorte reservando quartos de hotel.
Há um eclipse solar total em algum lugar do mundo aproximadamente a cada 18 meses. (Há mesmo um subterrâneo inteiro de fanáticos do eclipse solar que os perseguem ao redor do globo). Mas para os residentes dos Estados Unidos, o eclipse deste ano é especial. Está dentro de uma viagem de um dia dirigindo a distância de milhões de pessoas. O próximo eclipse solar total nos Estados Unidos será em 2024. Depois disso? 2045 .

Se tivermos sorte e 21 de agosto seja um dia claro para a maioria, veremos algo como isto - um show que cativou pessoas neste planeta enquanto estivemos na Terra:

Fonte

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO