Seguidores

terça-feira, 20 de junho de 2017

Como surgiram os dias da semana e os seus respectivos nomes?

Nem todos conhecem a origem dos dias da semana, o porquê de serem chamados de Segunda-feira, terça-feira, e assim, sucessivamente, ou o porquê de ela ser composta por sete dias. Pensando nisso, elaboramos este pequeno texto, a fim de colaborar com quem tem dúvidas sobre esse tema astronômico pouco conhecido.

Os dias da semana surgiram a partir da observação das fases lunares pelos antigos caldeus. Os babilônios veneravam o sol, a lua e os cinco planetas visíveis a olho nu, como deuses, de acordo com as placas cuneiformes do reinado de Shamshi Adad I, por volta de 1808 a.C., onde os principais deuses babilônicos são identificados como os sete planetas aplicados aos dias da semana.

Os nomes Samas (Sol), Sin (Lua), Nirgel (Marte), Nabu (Mercúrio), Marduk (Júpiter), Ishtar (Vênus) e Nindar (Saturno) designam respectivamente, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado no nosso atual calendário. 

O termo “dia”, vem da raiz indo-europeia dyau, devas deiwos e dei, que significa “brilhar”. O vocábulo “semana” vem do latim “septem mane”, isto é, sete manhãs.

“Feira” em português, surgiu na idade média, quando todos os dias da semana da páscoa eram feriados e os agricultores aproveitavam as aglomerações próximas às igrejas para venderem os seus produtos ao ar livre. A Igreja baniu os nomes pagãos dos dias da semana e oficializou as feiras.

Hoje, a semana de sete dias é adotada em quase todos os países civilizados. Na antiguidade, egípcios, gregos, chineses e japoneses adotavam a semana de dez dias. A igreja foi substituindo nomes dos deuses pagãos gradualmente ao longo do tempo. O dia do sol foi transformado no dia do Senhor, porém, “sabbatum” (dia de saturno), permaneceu apesar de todas as reformas, sendo aceito por

judeus, cristãos e muçulmanos.

José Lopes
Fonte

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO