Seguidores

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Astrônomos encontram duas novas luas orbitando Júpiter

Os astrônomos acabaram de descobrir que Jupiter tem mais duas luas, totalizando 69 delas. As luas atualmente não têm nomes, mas foram rotuladas de acordo com sua data de descoberta: S/2016 J1 e S/2017 J1 . O “S” aqui significa satélite e o “J” significa Júpiter.

Eles foram encontrados por uma equipe de astrônomos liderada por Scott Sheppard da Carnegie Institution for Science. Acredita-se que ambos tenham cerca de um ou dois quilômetros de tamanho, e orbitam a cerca de 21 milhões de quilômetros e 24 milhões de quilômetros de Júpiter.
Sheppard disse que as luas foram observadas pela primeira vez em março de 2016 e em março de 2017, com suas posições verificadas pelo telescópio Subaru em Mauna Kea, no Havaí. Elas foram encontradas durante uma pesquisa que estava procurando o Planeta Nove do sistema solar externo. Mas em algumas das imagens perto de Júpiter, essas duas luas apareceram. E pode haver mais delas.
S/2016 J1 leva 1,65 anos para orbitar o planeta, e S/2017 J1 leva 2,01 anos. Como a maioria das luas de Júpiter, elas também orbitam na direção oposta à forma como Jupiter gira, conhecida como órbita retrógrada.
O tamanho de ambos é consistente com muitas das luas menores de Júpiter; As quatro luas galileanas Ganymede, Callisto, Io e Europa são maiores que as demais de longe, medindo entre 3.000 a 5.000 quilômetros.

Essa descobeta coloca Júpiter em primeiro lugar em termos de número de luas, com Saturno em um segundo cada vez menor com 62. [IFLS]

Sua partilha é muito importante e nos ajuda a continuar criando conteúdo. COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO