Seguidores

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Segredos sobre coisas famosas que você não conhecia

O nosso cotidiano é rodeado por objetos com os quais já estamos acostumados para os quais não damos muita atenção. Porém, atrás de um detalhe, muitas vezes existe uma ideia brilhante ou uma história fascinante.

Justamente por isso, o Incrível.club resolveu se perguntar: para que isso é útil? E selecionamos sete sacadas incríveis que, muitas vezes, passam despercebidas.

O misterioso zigue-zague do VLT
© depositphotos  
Se você mora numa cidade que conta com Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e observar cuidadosamente esse meio de transporte, irá notar que o cabo de alimentação não fica preso em linha reta, mas em zigue-zague.

No percurso dos VLTs fica o pantógrafo (receptor da corrente elétrica). A parte superior desse dispositivo toca no cabo e, com o movimento, se desgasta. Para que o desgaste não aconteça num só lugar, o cabo não é instalado em linha reta, mas num pequeno zigue-zague. Ao deslizar, ele causa uma abrasão no pantógrafo, que se desgasta de maneira uniforme.

Quem matou o rei?
Nesta famosa gravura francesa, o rei de copas tem uma imagem um tanto esquisita. Não é apenas um rei de barba e sem bigode, mas parece estar cravando uma espada na própria cabeça. Existem várias teorias a respeito.

Segundo a primeira versão, os primeiros desenhos desta carta mostram o rei de copas com um machado durante uma batalha. Depois, no processo de reprodução das cartas, o machado se "perdeu", e começou a surgir uma espada, que o rei crava em sua cabeça.

Segundo outra teoria, o rei de copas é o rei Carlos VII da França. Ele enlouqueceu e, com medo de ser envenenado, se matou com uma espada.

Outras pessoas acreditam que o rei é Ájax, o Grande, e que a rainha de copas é a bela Helena de Tróia. Ájax foi um dos pretendentes de Helena. Ao ver que a mulher não correspondia ao seu amor, ele se matou usando uma espada.

O escudo da Grã-Bretanha
© depositphotos  
Se você juntar as moedas britânicas nos valores de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos (pences), formará o escudo da Grã-Bretanha. E na moeda de 1 libra é possível ver o escudo completo. É uma ideia brilhante!

O frasco aberto nas embalagens
© wikimedia  

O frasco aberto, ou o símbolo PAO (do inglês “period-after-opening“) significa a vida útil de um produto após a abertura da embalagem pela primeira vez.

Este símbolo é usado em cosméticos e vem acompanhado por um número e a letra ”M": meses. O número mostra por quantos meses você pode usar o produto após aberto, sem que exista algum risco.

A coroa da Estátua da Liberdade

Todos nós já vimos a Estátua da Liberdade, nem que seja só em fotos e filmes. Mas você provavelmente não sabia que a coroa da estátua tem quatro espinhos que representam sete continentes e mares, através dos quais a liberdade deve passar. Cada espinho pesa exatamente 100 quilos.

Páginas vazias em livros
Você já deve ter percebido que alguns livros trazem páginas em branco, no começo ou no fim. Para que elas são necessárias?

O que acontece é que, geralmente, as páginas para os livros são impressas em folhas muito grandes, não no formato exato do livro. Portanto, quando sobra espaço nessas folhas ao fim da obra, as páginas correspondentes ficam vazias. Em alguns casos, as gráficas imprimem nelas um "Para anotações", ou colocam outra inscrição para que os leitores não acham que trata-se de um erro de tipografia.

Pasta de dentes colorida
Você já parou para pensar porque muitas pastas de dente têm listras de três cores: branco, azul e vermelho? É que cada cor tem uma composição e um propósito diferente.

O componente branco: é o principal. Contém os elementos que ajudam a remover a placa dental e a clarear os dentes.

O azul (ou verde) responde pelo frescor do hálito e tem efeito bactericida.

E o vermelho apareceu depois. Contém elementos para a proteção e fortalecimento das gengivas.

No entanto, não havia necessidade de separar os elementos por cores. Acontece que assim, com as três cores separadas, fica mais bonito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO