Seguidores

terça-feira, 2 de maio de 2017

Réptil pré-histórico bizarro com focinho 'alienígena' intriga cientistas

Uma descoberta publicada no periódico científico 'Science Advances' revela o mais antigo réptil marinho já encontrado. Com características bizarras, o 'Atopodentatus unicus' até aparece que saiu de algum filme de ficção científica, e segundo os próprios pesquisadores, nem se parece com um animal que realmente existiu.
Os 2 fosseis foram encontrados na China, e revelam que o animal viveu cerca de 240 milhões de anos atrás. Com o tamanho médio de um crocodilo, ele foi chamado de 'Atopodentatus unicus', mas o que chama mesmo a atenção nesse estranho animal são suas características exclusivas, que nunca foram vistas em nenhuma outra espécie: um focinho comprido com uma mandíbula em formato de martelo forrada de dentes por todas as bordas.

Ele é ainda mais estranho que seus parentes 'Atopodentatus' que já conhecíamos, e segundo os pesquisadores, o formato peculiar de sua mandíbula pode ser resultado do seu alto grau de especialização, evoluindo para se raspar  rochas marinhas em busca de algas, que pode ter sido seu alimento principal.
Nick Fraser, um dos cientistas envolvidos na descoberta, disse que "a existência de um animal altamente especializado como o Atopodentatus unicus, revela que a vida no nosso planeta se recuperou e se diversificou bem mais rapidamente do que acreditávamos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO