Seguidores

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Para que servem as pedras nos trilhos do trem?


Se você alguma já andou de trem, certamente reparou naquele “mar de pedras” existente ao longo dos trilhos e da malha ferroviária.



Mas para que realmente servem essas pedras?
Chamadas de lastro ou faixa de lastro, elas servem para deixar firmes o trilho por onde o trem passa. Os trilhos podem se mover ou se mexer devido à expansão do calor, vibrações ocasionadas pelo trem e até mesmo pelo movimento da terra, portanto deixar os trilhos perfeitamente posicionados não é uma tarefa fácil.

Além disso, essas pedras impedem o crescimento de plantas e a inundação nos locais por onde o trem passa.
Para deixar o terreno preparado, essas pedras são jogadas antes da colocação de vigas de madeira, que estruturam os trilhos, e depois, colocam ainda mais pedras. Por último, os ferros do trilho são instalados e ancorados para mantê-los sempre para baixo.



As pedras são esmagadas e colocadas irregularmente de maneira proposital. Quando estão gastas, uma máquina de compactação auxilia a repor o material ao longo da malha viária. A palavra “lastro” está relacionada com o mar, e no meio náutico, esse nome é referente às pedras que dão estabilidade às grandes embarcações e navios.

Agora que você já sabe, quando passar por um trilho de trem, lembre-se da importância daquelas pedras.

Lifebuzz ] [ Fotos: Reprodução / Lifebuzz ]

COMPARTILHE! Clica logo ali mais abaixo. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO