Seguidores

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Existe um lugar na Terra onde você pode pegar um pedaço do Sol

Nosso poderoso Sol banha a Terra a todo momento com seu brilho suave. Em um dia de verão sem nuvens, parece que você pode pegar alguns de seus raios calorosos. Mas saiba que há um lugar na Terra onde você pode realmente segurar um pedaço do Sol.


Armazenadas dentro de duas salas limpas no centro Espacial Johnson em Houston, no Texas estão algumas partículas do vento solar. Há quinze anos, essas partículas carregadas saíram para o espaço a partir da atmosfera superior do Sol a velocidades de até 750 quilômetros por segundo. Normalmente, elas iriam para algum lugar do sistema solar distante, mas nesta ocasião, algo estava esperando por elas.

Nave espacial Gênese.
Em algum lugar entre a Terra e o Sol, estava uma nave espacial projetada para capturar o máximo de partículas possível. A nave espacial foi chamada de Gênese, e por 850 dias entre dezembro de 2001 e abril de 2004, capturou tanto do Sol quanto você pode imaginar.

Depois disso, a nave fez uma viagem de quatro meses de volta à Terra. Em 8 de setembro de 2004, a cápsula desceu em nossa atmosfera. Depois de uma ardente reentrada, a sonda foi projetada para flutuar lentamente para baixo, suspensa por um paraquedas. Mas para o horror dos cientistas, o paraquedas funcionou mal, e a cápsula colidiu no deserto de Utah, derramando pedaços inestimáveis do Sol sobre a areia quente.

A palavra “desastre” parecia apropriada para a cena, quando os oficiais se aproximaram dos destroços do Gênesis, mas quando os cientistas examinaram os restos da sonda, logo perceberam que tudo estava longe de ser perdido. Muitos dos dispositivos de coleta foram quebrados, mas outros estavam em grande parte intactos, com as amostras solares embutidas com segurança.

As análises determinaram que as partículas hipotéticas chamadas partículas energéticas solares não existiam realmente dentro do vento solar, contrariando uma suposição da era Apollo. Eles também descobriram que o Sol tem uma maior proporção de oxigênio-16 que a Terra. Isso é estranho, já que a Terra e a maioria de tudo no sistema solar nasceu da mesma nebulosa. Então, o que aconteceu com o oxigênio? Os cientistas ainda não têm certeza.


Há muito mais que podemos aprender com as partículas solares. Por agora, elas estão armazenadas com segurança, à espera de novas tecnologias e cientistas curiosos para desvendar seus segredos. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO