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quarta-feira, 24 de maio de 2017

DIA DO CAFÉ: Como a substância age no corpo e quanto ingerir por dia! ::UC::

Cafeína pode matar? Saiba como a substância age no corpo e quanto ingerir por dia
No dia do café, conversamos com especialistas e te contamos qual a quantidade liberada de cafeína, seus benefícios e malefícios. Um verdadeiro dossiê da bebida!
Café: quanto posso ingerir? (Foto: Thinkstock)

Você ficou sabendo do caso do garoto que morreu após ingerir grande quantidade de cafeína? É viciada em café e não soube lidar com essa informação? Já se perguntou: "quantas xícaras será que eu posso tomar por dia sem quase ~morrer~?" Se sim, então essa matéria foi feita para você!


No Dia do Café, a Glamour fez um verdadeiro dossiê da bebida queridinha--- conversamos com um cardiologista, uma nutricionista e um neurologista, que te explicam os benefícios e os riscos que seu uso indiscriminado pode ter. Ah, lembrando que a cafeína está presente em outras bebidas como no chá preto e no guaraná. E também no chocolate!

Prós X Contras

Para começo de conversa, não é comprovado cientificamente que o café é um vilão. Segundo o cardiologista Bruno Mioto, pesquisas médicas afirmam que o risco de morte por acidente vascular cerebral (AVC) é, em média, 20% menor para uma mulher de 30 anos, por exemplo, se ela consumir três xícaras grandes de café por dia. 


Por outro lado, sabe-se que a cafeína é uma substância estimulante que atua no sistema nervoso e pode estreitar os vasos sanguíneos, assim como aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Portanto, pessoas mais sensíveis à substância devem ter mais cautela ao consumir.
Um dossiê da bebida queridinha do brasileiro: o café (Foto: Reprodução Instagram)

Café e o cigarro
Segundo uma pesquisa do Jornal de Medicina de New England, pessoas que bebem café tem tendência a fumar. Essa ação resulta na comorbidade--- quando duas ou mais ações estão relacionadas--- e isso pode aumentar, sim, o risco de mortalidade. 


Noventa por cento da população deselvolve ao longo da vida uma tolerância à cafeína. Segundo Mioto, o organismo acaba se acostumando com as reações causadas pela substância. Os outros 10%, não cria essa tolerância e naturalmente retira o café da dieta. 

Quantidade ideal
No último mês, o assunto ficou em alta, após um estudante morrer ao ingerir muita cafeína. Segundo o cardiologista, isso só aconteceu pois o garoto consumiu muito café em um pequeno intervalo de tempo. 

Segundo o neurologista Edson Issamu, este menino pode pode ter tido um efeito de hiperestimulação causado pela cafeína. Sob seu ponto de vista, este é um ponto fora da curva, pois são raros os relatos de morte por overdose de cafeína. Haveria a necessidade de ingestão de doses muito altas.

No entanto, ao ingerir cápsulas de cafeína, na suplementação da academia, os casos de mortalidade são bem mais comuns.

A Associação Brasileira da Indíustria do Café (ABIC), indica que o consumo moderado e espaçado de 600 ml de cafeína por dia é permitido. Para se ter uma ideia, uma xícara de café "brasileiro" tem cerca de 160 mg de cafeína a cada 100 ml. Já um expresso, tem 77 mg de cafeína para cada 45 ml.


O ideal é que uma pessoa tome, por volta, de 4 xícaras grandes de café por dia, por exemplo. 

No site Caffeine Informer você consegue calcular, através de seu peso, quantos cafés expressos ou energéticos você pode ingerir por dia- entre outras muitas bebidas que contém cafeína. Vale a pena conferir!


Uma mulher com 60 kilos, por exemplo, pode consumir até 5 shots de café por dia, ou até 4,5 energéticos, segundo o site. O limite? 117 shots de expresso, a dose letal. Mas é impossível tomar tudo isso, né?
Um dossiê da bebida queridinha do brasileiro: o café (Foto: Reprodução)

Benefícios e Malefícios
O café é rico em alguns minerais como tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Ele é uma ótima fonte de antioxidantes, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini.

O café também melhora a concentração e o aprendizado. E estimula a ação do músculo durante exercícios prolongados, auxiliando no fortalecimento da imunidade.

No entanto, segundo a nutricionista, a cafeína para algumas pessoas pode causar ansiedade, irritabilidade, agitação, insônia e dor de cabeça, por exemplo. Quantidades não controladas, podem aumentar os problemas gástricos, principalmente quando associados a pessoas com situações de stress, sem qualidade de sono e ansiedade.


Segundo o neurologista, a cafeína é um psicotrópico e pode causar dependência química, abstinência e consequência físicas e psíquicas da sua utilização não controlada. Eita!

Como o café age no seu corpo?
A cafeína é totalmente absorvida pelo sistema digestivo em aproximadamente 20 - 45 minutos. Tipicamente, o pico de concentração ocorre de 15 a 120 minutos após a cafeína ser consumida, segundo a nutricionista Gabriela Ghedini. 

A cafeína é uma substância que estimula o sistema nervoso central. Ao bloquear um neurotransmissor inibitório, a adenosina, a substância aumenta a comunicação entre os neurônios e a liberação da Dopamaina e Norepinefrina. 


O Ácido Clorogênico é uma substância ativa do café que pode ajudar a desacelerar a absorção de carboidratos, sabia?
Café (Foto: Divulgação)

Cafeína causa enxaqueca?

Em algumas pessoas, sim. Uma das causas da encaqueca é a estimulação cerebral inadequada, causada por alterações químicas. A cafeína, causa uma hiperestimulação no sistema, desencadeando então fenômenos de dor.
Dia do café (Foto: Reprodução Instagram)
Detox de Cafeína: o passo a passo certeiro
Você é uma junky em café e não sabe mais o que fazer com essa ~dependência~?  A nutricionista Gabriela Ghedini te ensina o passo a passo para um detox saudável!

• No primeiro dia anote o consumo normal de cafeína que você faz incluindo todos os alimentos e bebidas que contenham cafeína;

• Elimine todas as opções anotadas principalmente o café e bebidas energéticas;

• Escolha um dia em que você esteja mais tranquila e tente ficar o dia todo sem cafeína. Você pode beber café descafeinado ao invés do café normal, e água ou chá de ervas no lugar de outras bebidas. Durma bastante e se exercite para reduzir a sonolência.


• No dia seguinte beba ainda menos cafeína que você costumava beber antes. No caso do café, a melhor maneira de fazer isso é misturar meia porção de café descafeinado e meia porção de café normal, totalizando a mesma quantidade de café que você costuma tomar.
Um dossiê da bebida queridinha do brasileiro: o café (Foto: Reprodução/Instagram)

• Esse processo diminui bastante os sintomas de abstinência. Continue misturando por uma semana- um dia sem café e outro com menos do que costumava beber. 

• Na semana seguinte, reduza o consumo da mistrura dos dois cafés. Por exemplo se você tomava 3 xícaras ou mais passe a tomar 1 ou 2.

• Na próxima semana elimine tudo (café normal ou descafeinado). Note que o café descafeinado tem uma pequena quantidade de cafeína, então você deve decidir se quer eliminar o café por completo.


• Dependendo da quantidade de cafeína que você consumia antes, pode levar mais uma semana ou mais para que os efeitos de abstinência desapareçam.

Fonte

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