Seguidores

sábado, 27 de maio de 2017

Ciência explica por que às vezes você sente que está sendo observado


Se você já teve a sensação de que havia alguém atrás de você o observando e, quando foi conferir, realmente havia, provavelmente chegou a pensar que tinha superpoderes.
Mas por que nós temos essa sensação esquisita de que estamos sendo observados, mesmo quando não estamos?
Segundo a BBC Future, nossos olhos captam mais informações do que é processado pelo nosso córtex visual, a parte do cérebro responsável pelo que nós “enxergamos” conscientemente.
BBC relata que, em 2013, foi feito um estudo com um homem – conhecido como “TN” – que tinha olhos funcionais, mas um córtex visual danificado em seu cérebro.
TN não conseguia “enxergar”, mas quando lhe mostravam fotos de rostos que olhavam diretamente para ele, seu cérebro reagia.
Os cientistas notaram um aumento de atividade em sua amígdala quando as pessoas nas fotos olhavam para ele, mesmo que ele não fosse capaz de “enxergá-las”.
A Dra. Harriet Dempsey Jones disse ao The Conversation que os seres humanos são programados para procurar pessoas que estão nos observando, assim como fazem os bebês com poucos dias de idade.
Então, nesses momentos estranhos nos quais você “sente” que alguém está de olho em você, mas constata que isso não é verdade, pode ser sua mente lhe pregando uma peça.
Segundo ela, “alguns estudos constataram que até 94% dos casos em que as pessoas experimentam a sensação de estarem sendo observadas, acabam se confirmando quando elas olham em volta”.
“Mas, curiosamente, a frequência com a qual você realmente está sendo observado, pode ser bem menor do que imagina”.
“Quando você sente que está sendo observado e se vira para verificar, outra pessoa em seu campo de visão pode captar o movimento e olhar para você”.
“Quando seus olhos se encontram, você presume que a pessoa o estava observando o tempo todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO