Seguidores

sábado, 27 de maio de 2017

Buraco negro pode estar escondido dentro de uma nebulosa

Pesquisadores japoneses estavam estudando uma remanescente de supernova quando descobriram que um buraco negro provavelmente estava se escondendo por lá.
A equipe, liderada pela estudante de graduação Masaya Yamada, da Universidade Keio, estava estudando a W44 – uma remanescente de supernova localizada à 10.000 anos-luz de distância, criada pela explosão de uma estrela. Eles estavam tentando descobrir qual foi a energia da explosão, mas em vez disso descobriram sinais de um buraco negro.

A observação mostrou uma formação de nuvem curiosa dentro da nebulosa. Devido ao seu movimento e forma, os pesquisadores deram o nome de “bala”, e está se movendo em mais de 100 vezes a velocidade do som no espaço interestelar. No entanto, a estrutura não pode ser explicada apenas com uma supernova.

Os cientistas propuseram dois possíveis cenários, os quais envolvem buracos negros. O primeiro requer que as nuvens se movam perto de um buraco negro estático. A maior parte da frente da nuvem iria se mover tranquilamente, mas o objeto compacto e maciço atrairia um pouco do gás muito rapidamente, criando uma explosão. Esta explosão iria impulsionar o gás para a frente como um estilingue e criar a formação de bala que vemos.
O outro cenário exige um buraco negro de rápido movimento. Nesta situação, o buraco negro vêm como uma bola de demolição, puxando o gás ao longo do tempo. A equipe estima que, neste último caso, o buraco negro deve ter uma massa de pelo menos 36 vezes a massa do Sol. No caso estático, precisaria de 3,5 vezes massas solares.

Embora as explicações sejam convincentes, a equipe não conseguiu distinguir entre os dois cenários com seu conjunto de dados atuais. Modelos teóricos sugerem entre 100 milhões e 1 bilhão de buracos negros na Via Láctea, mas até agora só encontramos cerca de 60 deles. Esta poderia ser uma nova maneira de encontrar mais buracos negros. [IFLS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO