Seguidores

sábado, 1 de abril de 2017

O homem que foi exposto ao vácuo e viveu para contar a história

Você já deve ter visto, em filmes de ficção científica, pessoas morrendo porque foram expostas ao vácuo. Seus pulmões estouram, assim como seus olhos e mais uma pá de coisas horripilantes acontecem.

Pois bem, esse sujeito do vídeo abaixo foi exposto ao vácuo e não morreu! Confira a história dele:


A câmara a vácuo foi construída para testes de equipamentos espaciais. Cientistas conseguiram tirar quase todo o ar do lugar para construir um ambiente como o da lua. Lá, eles poderiam testar as roupas espaciais dos astronautas para confirmar se não havia nenhuma abertura que causasse “vazamento”, como eles chamam.
Um dos testes foi, quase, uma tragédia. Um cara chamado Jim Leblanc foi testar a roupa espacial. O teste começou normal – o vídeo mostra Jim falando que se sentia bem no vácuo “artificial”. Foi então que o tubo que estava pressurizando a roupa se desconectou.


Não é preciso dizer que Jim correu grande risco e que os cientistas correram para tentar reverter o vácuo criado na câmara.

No vídeo, Jim diz que enquanto se desequilibrava sentia a saliva em sua boca começar a borbulhar – antes de perder a consciência.
Especialistas, na época, não sabiam exatamente como o corpo reagia ao vácuo, mas a lenda era que os fluidos do corpo (todos) começavam a ferver.
Em menos de 25 segundos um colega equipado salvou Jim, mas para despressurizar a câmara os cientistas levariam mais de meia hora. Só depois desse tempo foi que um médico pôde entrar no ambiente. Milagrosamente, Leblanc já havia recuperado a consciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO