Seguidores

terça-feira, 11 de abril de 2017

NASA fará anuncio importante nesta quinta: revelações de oceanos fora da Terra

Nesta quinta (13), a agência espacial norte-americana fará revelações a respeito da existência de oceanos fora da Terra, com base em dados novos encontrados pela Sonda Cassini e pelo telescópio Hubble.
As descobertas são parte do projeto da Nasa que busca achar vida em outros lugares do universo. Também haverá novas informações sobre a missão Europa Clipper, planejada para 2020, para encontrar vida no espaço.

Água fora da Terra: o que a Nasa sabe

Para os astrônomos, o fato de encontrar indícios de água ou água em grandes quantidades significa que é possível existir vida - ou que há a capacidade de abrigar vida - em outros planetas.
Por isso, um dos principais projetos das agências espaciais é buscar oceanos pelo espaço.

Durante essa missão, diversos locais fora da Terra já deram sinais de água.

Água em outros planetas

Vênus já teve um oceano há bilhares de anos e pode ter sido o primeiro do nosso sistema solar. Mas ele não possui um campo magnético forte, capaz de protege sua atmosfera. Por isso, a água evaporou e escapou para o espaço com a ajuda dos ventos solares.
Marte também teve água um dia, bilhões de anos atrás. Sofreu do mesmo evento de Vênus, perdendo cerca de 87% de toda sua água. O que sobrou está congelado nas calotas polares, ou preso no solo.
E nem Plutão ficou fora dessa. Descobriu-se que ele possui montanhas de gelo e é bem possível que esconda um oceano subterrâneo.
Fora do nosso sistema solar, há o menor planeta conhecido por ter água: HAT-P-11b, que é aproximadamente do tamanho de Netuno. Acredita-se que seja uma região quente para ter oceanos, mas deve ter vapor de água e um céu claro, sem nuvens.

Água na Lua


Acredita-se que exista água em estado líquido na Europa, e na Callisto, ambas luas de Júpiter; em Enceladus, Titan e Mimas, todas luas de Saturno, e em Ganymede, a maior Lua do nosso sistema solar.

Água em outros corpos celestes

Não é só em planetas que a água está presente. Existem moléculas de água em formato gasoso em vários pontos da Via Láctea. É o caso da Nebulosa de Helix e na Nebulosa de Órion, por exemplo, e de outros sistemas planetários. Já foi encontra água, inclusive em uma estrela, Beta-Pictoris, de 20 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO