Seguidores

sexta-feira, 14 de abril de 2017

NASA descobre os elementos da vida em lua de Saturno

Cientistas da NASA descobriram mais evidências de que a lua gelada de Saturno, Encélado, poderia suportar a vida. E isso deve-se a presença de moléculas de hidrogênio em gigantescos gêiseres de água que disparam na superfície. A descoberta desta fonte de energia química significa que Encélado é atualmente o melhor lugar para para encontrar vida fora da Terra, com condições que poderiam apenas abrigar micróbios alienígenas.

“Este é o ponto mais próximo que chegamos até agora, em identificar um lugar com alguns dos ingredientes necessários para um ambiente habitável”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA’s Science Mission Directorate.
Nós temos que agradecer a sonda Cassini pelas novas descobertas, já que a sonda está ocupada fazendo medições em torno de Saturno e Encélado desde 2004. Uma análise das amostras que a Cassini coletou há dois anos, ao atravessar os gêiseres de Encélado, revelaram agora essas moléculas de hidrogênio.
O hidrogênio sugere fortemente que a atividade hidrotérmica está acontecendo no oceano abaixo da superfície de Encélado, e algumas das formas de vida as mais básicas na Terra prosperam em condições bem semelhantes no oceano e esse mesmo tipo de vida poderia existir na lua de Saturno.
“Isso não nos diz se a vida existe ou não”, disse o astrônomo Jonathan Lunine, do Centro Cornell de Astrofísica e Ciência Planetária. “Só nos diz qual o oceano no Sistema Solar pode ser capaz de suportar a vida”, concluiu ele.
A descoberta de hidrogênio também torna mais provável que o metano esteja sendo produzido a partir de dióxido de carbono, um processo conhecido como metanogênese. O hidrogênio e a metanogênese poderiam fornecer uma fonte de alimento para os micróbios, pensam os especialistas.
“Porém, o hidrogênio possa ser tão abundante, que também pode significar que não há micróbios por lá”, disse a NASA em sua conferência de imprensa hoje. Por enquanto não sabemos ao certo sobre isso, mas que os ingredientes da vida estão lá, estão de fato. [ScienceAlert]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO