Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2017

CONHEÇA E TESTE A ILUSÃO DE ÓTICA QUE ENGANA APENAS OS ADULTOS, NÃO AS CRIANÇAS.

É um pouco curioso pensarmos em algo que engana os adultos, mas não as crianças. No entanto, você deve acreditar, afinal é isso mesmo que acontece com a ilusão de ótica nomeada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Esse tipo específico se tornou bastante popular no início do século passado e até hoje mexe com nossos cérebros.

Na imagem abaixo, você pode conferir um exemplo da ilusão de Ebbinghaus: afinal, qual dos dois círculos centrais é menor? Se você respondeu que é o da esquerda, saiba que ambos possuem o mesmo tamanho. Acontece que seu cérebro foi enganado pelo do contexto em que os círculos se encontram.
“Qual dos círculos centrais é maior?”

A pergunta que não quer calar: Por que as crianças possuem vantagem?

Um estudo recente foi feito com 51 crianças, com idades entre 4 e 10 anos, e 24 adultos, entre 18 e 25 anos. Coordenado por Martin Doherty, da Universidade de Stirling, na Escócia, o experimento apresentou imagens semelhantes à que ilustra esta matéria, com círculos que se diferenciam dos demais em seu entorno com uma margem de 2 a 18% do tamanho.
E foi aí que as crianças tiveram mais facilidade em notar que os círculos centrais são iguais, mesmo com a confusão das imagens que os cercam. Acredita-se que pelo cérebro dos adultos ser muito mais desenvolvido, eles acabam levando o entorno muito mais em consideração do que os infantes, tendo uma dificuldade maior em notar que os círculos centrais possuem o mesmo tamanho. Confira outros exemplos dessa ilusão:
Contexto é mais facilmente ignorado pelo cérebro das crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO