Seguidores

domingo, 16 de abril de 2017

Confirmada a existência do sétimo continente, a Zelândia

Geólogos confirmaram sua existência no Oceano Pacífico! 

Após uma análise profunda da crosta terrestre, uma equipe internacional de geólogos acaba de publicar um estudo que confirma a existência de um sétimo continente. O mais novo integrante da geografia mundial recebeu o nome de Zelândia e está localizado a leste da Austrália, abrangendo os territórios da Nova Zelândia e Nova Caledônia. 
A Zelândia se estende por 4,9 milhões de km², embora 94% da sua superfície esteja submersa no Oceano Pacífico. Depois de estudar os mapas do fundo do mar, os especialistas chegaram à conclusão de que as placas da região estão unificadas, o que faz com que o território seja classificado como o sétimo continente, uma vez que é separado da Oceania por uma passagem de mar denominada Cato Trough. 

Várias amostras e imagens obtidas por satélite reforçam essa nova teoria, que promete revolucionar o estudo geológico da Terra. Além disso, a compreensão do funcionamento das placas tectônicas aportará informações de extrema importância para a detecção precoce de terremotos e outros desastres naturais. 

Fonte: History
Imagem: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO