Seguidores

sexta-feira, 21 de abril de 2017

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTA E EMOCIONAL

Quando pensamos no conceito de saúde é natural pensar no bem-estar físico, porém, não é somente o corpo que pode padecer. A saúde mental e emocional tem um papel fundamental para uma vida plena. Já ouviu dizer que “mente sã, corpo são”? Pois, saiba que esse conceito tem grande fundamento.
O organismo do ser humano é bastante amplo e possui aspectos fisiológicos, emocionais, mentais e espirituais. Sendo assim o bem-estar de uma pessoa é definido com base no equilíbrio desses quatro aspectos relevantes. Saiba mais sobre a chamada saúde mental e dicas de como mantê-la sempre em dia.
Saúde Mental e  Saúde Emocional
Podemos dizer que a saúde mental é o resultado do equilíbrio entre as suas emoções (sentimentos), atitudes e as suas ações (a forma como você se comporta). Através dessa definição básica compreendemos que a emoção e a mente têm uma relação bem próxima.
Ressaltamos que saúde mental e saúde emocional não são a mesma coisa, porém, as duas tem uma relação íntima. Por exemplo, um indivíduo que está com uma doença mental não está emocionalmente saudável. Em grande parte dos casos de doença mental são os problemas emocionais que desencadeiam as complicações da mente.
Dessa forma uma maneira de manter a sua saúde mental em dia é cuidar da sua saúde emocional. Podemos dizer que a saúde emocional é um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de utilizar as suas habilidades em seu favor além de poder lidar com fatores estressantes da vida de forma tranquila além de ser produtiva e contribuir com a sociedade.
Causas de Doenças Mentais
Existem várias causas de doenças mentais dentre elas as que mais se destacam são traumas psicológicos, situações em que existe um intenso desequilíbrio emocional entre outras possibilidades incluindo fatores genéticos. É importante deixar claro que todo mundo pode ser acometido por algum tipo de problema/doença mental.
Uma forma de evitar que esses problemas se instalem é manter um comportamento preventivo. Basicamente se trata de um comportamento preventivo com o objetivo de manter a mente saudável assim como o seu estado emocional. Muitas vezes são os problemas emocionais que culminam no surgimento de problemas mentais.
Alguns indivíduos passam por fases na vida em que o estresse e os problemas acabam fazendo com que eles necessitem de ajuda profissional. Existem outras situações em que mesmo com o abalo emocional as pessoas conseguem se recuperar sozinhas. A seguir vamos te dar algumas dicas de como cuidar da sua saúde mental.
Tenha Pensamento Positivo
Parece mais uma frase clichê de autoajuda, não é mesmo? Pois, não é, pois o ser humano tem como ponto de partida o pensamento, logo depois de pensar a pessoa sente e por fim exterioriza. Sendo assim as emoções que sentimos são decorrentes dos pensamentos que temos.
Logo se você pensa de forma negativa os seus pensamentos aos poucos se tornarão sentimentos e por fim ações que somente vão te autossabotar. A dica é ter pensamentos positivos para criar sentimentos positivos e assim ações melhores para você. Para uma melhor saúde mental e emocional nada de negativismo.

Seja Mais Otimista
Seguindo o raciocínio acima é importante ser mais otimista, ao invés de ver um copo meio vazio ver um copo meio cheio. As pessoas são muito acostumadas a pensar sempre no pior. Tente se acostumar a pensar sempre no melhor e logo esses pensamentos virão a sua mente de forma natural.
Essa forma mais otimista de ver a vida deve ser levada para o seu dia a dia em casa, no trabalho e na sociedade como um todo. Você é o que você pensa então pense de forma otimista.

Tenha Tempo Para Fazer o Que Você Gosta
Todo mundo precisa ter satisfação em sua vida e a satisfação vem dos momentos em que fazemos algo que nos realize verdadeiramente bem como seja algo de que gostamos. Tente escolher um trabalho que te deixe satisfeito consigo mesmo e que não seja um grande sacrifício.
Além disso, busque ter um hobby para descontrair o seu dia a dia. Você pode manter o hábito de fazer uma atividade física, de sair para bater papo com os amigos, ir ao cinema com a pessoa amada enfim ter um momento somente para a sua satisfação pessoal. Quem tem uma vida com mais prazeres tem mais vontade de viver.

Cuidado Com o Isolamento
Ter alguns momentos somente seus e solitários é bom e importante para a saúde mental, porém, com limites. Quando os momentos de solidão ultrapassam os limites da normalidade você pode estar se isolando e perdendo a oportunidade de conviver com outras pessoas.
Quando perceber que está passando muito tempo sozinho procure fazer novos amigos, sair, conversar e se distrair. O ser humano é um ser sociável e não faz bem nem para a saúde mental e nem para a emocional permanecer muito tempo sozinho.

Estabeleça Objetivos e Tenha Sonhos
Uma forma de manter a sua mente saudável é estabelecer objetivos na sua vida, ou seja, ter sonhos que deseja realizar e estabelecer quais são as metas para isso. A primeira coisa a se fazer é pensar no que você deseja conquistar.
Em seguida anote esses desejos e estabeleça metas para alcançá-los. Quando você mantém a sua mente ocupada na busca de realizar os seus sonhos não tem tempo para se ocupar de pensamentos negativos.

Tenha Tempo Para Você
Uma das principais doenças modernas é estresse, todo mundo está sempre correndo para resolver alguma coisa e se esquece de ter tempo para si mesmo. Faz parte de uma vida saudável ter tempo para as suas realizações. Tenha momentos para se dedicar a fazer algo que seja realmente importante para você como passar algumas horas brincando com o seu cachorro, por exemplo.
Lembre-se de parar quando sentir que isso é necessário e de simplesmente fechar os seus olhos e aproveitar um momento feliz quando este acontecer. Viver pode ser muito complicado, mas também pode ser muito bom desde que você saiba aproveitar o que a vida lhe dá de bom todos os dias.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO