Seguidores

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Astrônomos encontram objeto na borda do Sistema Solar

Os astrônomos encontraram um corpo planetário à espreita na beira do nosso Sistema Solar, e eles o chamaram de DeeDee. Esse nome significa Distant Dwarf, e foi descoberto pela primeira vez no final de 2016, mas pouco se sabia sobre sua estrutura física. Agora, novos dados do ALMA revelaram detalhes sobre a verdadeira identidade do objeto misterioso – e é ainda maior do que os cientistas esperavam.
De acordo com novos dados, DeeDee é cerca de dois terços do tamanho do planeta anão Ceres – o maior membro do nosso cinturão de asteroides – e tem massa suficiente para ser esférico. Isto significa que DeeDee cumpre os critérios necessários para ser denominado um planeta anão, embora os astrônomos ainda não lhe tenham dado essa denominação oficial.
DeeDee está na borda de nosso sistema solar, a aproximadamente 92 unidades astronômicas do Sol, que é aproximadamente 137 bilhões quilômetros no espaço. É tão longe, que leva 13 horas para a luz de DeeDee para chegar à Terra.
A órbita de DeeDee é tão grande que leva 1.100 anos para completar apenas uma volta no Sol. E sua descoberta sugere que ainda temos muito a aprender sobre os objetos que espreitam nas profundezas do nosso Sistema Solar.
“Muito além de Plutão é uma região surpreendentemente rica em corpos planetários”, disse o pesquisador David Gerdes da Universidade de Michigan. “Alguns são muito pequenos, mas outros têm tamanhos exorbitantes”, concluiu ele.
Só porque esses objetos estão muito longe, não significa que eles não são importantes. Objetos planetários como DeeDee são resquícios da criação de nosso sistema planetário.
Espera-se que obter mais informações sobre como e quando eles foram formados pode ajudar-nos a resolver um dos mais antigos mistérios da ciência planetária: como os planetas do nosso Sistema Solar, incluindo a Terra, se formaram originalmente. [ScienceAlert]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO