Seguidores

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A LENDA QUE SALVOU O REI

“Isso também passará”: a lenda que salvou o rei


Pensar e aprender sobre a antiga lenda Isso também passará pode ser bastante útil. Sabemos que a nossa atitude perante os problemas, fracassos ou situações do dia a dia condiciona o que acontece conosco. Dessa forma, a percepção de que tudo passa é mais saudável do que ficar ancorado emocionalmente a uma situação.
Por mais que algo pareça grande e complicado, tudo passa. Enfrentar a situação, gerir as emoções que ela nos faz sentir ou mudar os pensamentos sabendo que a situação passará são estratégias que podemos utilizar para conviver com o sofrimento enquanto estamos condenados a aguentá-lo como companheiro de viagem.
Vamos ler a lenda e pensar sobre ela.

Lenda popular: isso também passará

Para alguns, a lenda popular “Isso também passará” pode ser uma forma fácil de ver os problemas. No entanto, apesar de ser simples, não deixa de ser útil. Tudo pode mudar, e podemos aprender com qualquer pessoa ou situação.
Diz a lenda que um rei pediu um anel especial aos sábios de sua corte:
– Quero que vocês fabriquem um anel precioso e ocultem nele uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero. Essa mensagem tem que ser muito breve para poder ser escrita no anel.
Aqueles eruditos haviam escrito grandes tratados, mas não sabiam como criar uma mensagem de duas ou três palavras que pudesse ajudar o rei nesses momentos em que ele considerava que essa ajuda poderia fazer a diferença.
O monarca tinha um velho criado que lhe disse:
– Não sou nenhum sábio, nem um erudito, mas conheço a mensagem que você busca, porque um sábio compartilhou comigo há um tempo.
O velho escreveu três palavras em um pequeno papel, o dobrou e o entregou ao rei com a advertência: “Não o leia, mantenha-o escondido no anel. Abra-o somente quando você sentir que tudo deu errado e quando não encontrar saída para a sua situação”.

Quando você tiver fracassado, isso também passará

O momento chegou quando o reino foi invadido e o rei teve que fugir a cavalo para salvar sua vida enquanto seus inimigos o perseguiam. Ele chegou a um lugar onde o caminho terminava na beira de um precipício. E então ele se lembrou do anel. Ele o abriu, tirou o papel e ali encontrou a seguinte mensagem: “Isso também passará“.
Enquanto lia aquela frase, os inimigos que o perseguiam se perderam no bosque depois de errar o caminho, e logo ele deixou de ouvir os trotes dos cavalos. Depois daquele sobressalto, o rei conseguiu reunir o seu exército e reconquistar o reino.

Quando estiver celebrando: isso também passará

No reino houve uma grande celebração que se prolongou por vários dias. O monarca quis compartilhar a alegria com o velho, a quem foi logo agradecendo por aquela pérola de sabedoria. Ele lhe contou como aquelas palavras o haviam ajudado a impedir que os inimigos descobrissem sua posição e a não se atirar por aquele precipício quando tudo parecia perdido.
O velho, enquanto sorria porque entendia a alegria do rei, pediu a ele:
– Agora volte a olhar a mensagem.
Ao ver a expressão de surpresa do rei, que custou perceber a idoneidade daquele momento para aquela mensagem, explicou: “Essa mensagem não é somente para situações desesperadas, mas também para as prazerosas. Não é só para quando você se dá por derrotado, ela também serve para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, mas também para quando você é o primeiro”.
O rei abriu o anel e leu a mensagem: “Isso também passará”. Então, e só então, compreendeu a profundidade daquelas palavras.
– Lembre-se de que tudo o que é circunstancial, passa. Seja porque fica para trás ou porque você se acostuma – lembrou o velho criado – Só fica você, que permanece para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO