Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O que aconteceu com as bandeiras deixadas pelos astronautas na Lua?


São várias matérias sobre a Lua em nosso site, e os mistérios parecem não ter fim.

Há mais de 40 anos os astronautas fincaram bandeirinhas dos Estados Unidos na Lua. E não foi apenas uma: foram um total de 6 bandeirinhas deixadas lá, em diferentes missões com o passar dos anos.

Desde então muitos curiosos têm se perguntado o que aconteceu com elas. Ainda estão de pé? Será que sumiram? Foram desintegradas pelo Sol (ou roubadas por ETs, quem sabe...)???

O debate sobre as benditas bandeiras na Lua se arrastam há décadas. Engenheiros, astrônomos e historiadores nunca chegaram a uma conclusão definitiva.

Mesmo a fabricante das bandeiras (que custaram 5 dólares cada!), a empresa Lacarruba,  não acreditava que elas tivessem sobrevivido.





Finalmente a NASA se pronunciou e afirmou: Sim, as bandeiras ainda estão lá! Mas não são mais bandeiras dos EUA... Elas ficaram brancas!

Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) conseguiu identificar as sombras das bandeiras em suas fotos de altíssima definição, e apenas uma não está de pé: A primeira delas, fincada por Armostrong e Aldrin. Segundo eles mesmos, sua bandeira foi derrubada pelos propulsores de seu módulo lunar ao decolar de volta pra Terra.

Quanto ao fato das bandeiras terem ficado brancas, explicamos: Se na Terra, que tem a proteção de uma espessa atmosfera, as cores de uma bandeira de tecido desbotam e precisam ser substituídas depois de alguns poucos anos sob a luz do Sol, imagine então o que acontece com uma bandeirinha na Lua, onde a situação é terrivelmente pior: 14 dias de Sol infernalmente escaldante com calor de 100º C e com intensa radiação ultravioleta, e logo em seguida, 14 dias de frio de rachar os beiços de -150º C!

Quando estiveram lá, os astronautas deixaram, além da bandeira, uma placa com a seguinte inscrição:

Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua.
Julho de 1969 d.C.
Nós viemos em paz em nome de toda a humanidade."

E não é que as bandeiras, que agora ficaram brancas, acabaram combinando com essa mensagem de paz?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO