Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A Polícia Federal comprovou que o McDonald´s usa carne de cachorro?

É verdade que a Polícia Federal e o Procon encontraram carne de cachorro no estoque que seria usado nos lanches da rede de fast food McDonald´s?
A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de julho de 2016 e mostra fotos de uma operação policial que teria descoberto toneladas de carne de cachorro guardadas em um enorme frigorífico. De acordo com o texto que acompanha as fotos, as investigações teriam descoberto que toda essa carne iria ser usada na confecção dos lanches da rede de fast foods McDonald’s!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Polícia Federal teria descoberto que o McDonald´s estaria vendendo carne de cachorro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa noticia bombástica seria um prato cheio para os jornalistas que ficam de plantão a espera de um escândalo desses. No entanto, nenhum jornal sério e de grande circulação publicou nada a respeito!
Lendo a notícia, muitas dúvidas surgem:

Fotos usadas no boato

Quem criou esse boato juntou fotos de casos diferentes para dar um tom alarmista para o texto e, dessa forma, conseguir mais cliques.
No caso, uma das fotografias é de 2014 e foi tirada no Vietnã, durante a visita de um repórter do Daily Mail à capital do paísSimon Parry, juntamente com o ativista Le Duc Chinh, entrevistou o dono do comércio de carne de cachorro em Hanói. Segundo o jornalista, os dois foram “convidados a sair do local”, pois estavam “atrapalhando os negócios”!
Outra imagem usada na montagem foi tirada de um verbete do Wikipédia a respeito do consumo de carne de cachorro e nada tem a ver com a Polícia Federal ou com o Mcdonald´s.
A terceira foto é de 2012 e foi tirada por Ricardo Wolffenbüttel a serviço da Agencia RBS. Ela ilustra a reportagem sobre a notificação feita pelo Procon de Florianópolis para o McDonald’s, o Bob’s, o Burger King e o Giraffas, que teriam 10 dias para se adaptar à lei que proíbe a comercialização de lanche acompanhado de brinde ou brinquedo de qualquer tipo.
Conforme foi mostrado pelo Diário Catarinense, a foto em questão nem foi tirada no McDonald´s, mas em uma das lojas da rede Giraffas, em Florianópolis!

Conclusão

Essa história afirmando que a PF e o Procon teriam encontrado carne de cachorro nos sanduíches do McDonald´s é falsa e foi criada com a mistura de várias fotos que nada tem a ver com a rede de lanchonetes e com o intuito de conseguir cliques!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO