Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

6 sinais de rádio foram detectados vindo de fora da Via Láctea

Em março, os cientistas detectaram 10 rajadas de sinais de rádio provenientes do mesmo local no espaço. E agora os pesquisadores acabam de capturar mais seis sinais aparentemente emanados da mesma região, muito além de nossa Via Láctea.
Estes rajadas rápidas de rádio (FRB) são alguns dos sinais mais elusivos e explosivos já detectados do espaço – eles só duram milissegundos, mas nesse curto período de tempo, eles geram tanta energia quanto o Sol em um dia inteiro. Mas, apesar de poderosos, os cientistas ainda não sabem o que os causa.

(Foto: CSIRO/Harvard/Swinburne Astronomy Productions).
Até a detecção dos 10 sinais repetidos em março, pensava-se que as explosões eram apenas eventos únicos, provenientes de locais aleatórios ao redor do espaço. E sem um padrão discernível para eles, os pesquisadores ficaram perplexos sobre o que poderia estar causando-los.
A razão pela qual estamos tão “no escuro” sobre FRB não é que eles são tão incomuns – os pesquisadores estimaram que existem cerca de 2.000 dessas FRBs disparando em todo o Universo todos os dias -, mas que eles são de curta duração.
Foi apenas em 2007 que o FRB foi descoberto, e até o início deste ano os pesquisadores ainda não foram rápidos o suficiente para ver este acontecendo em tempo real. Geralmente temos que estudar os eventos muito tempo depois do fato.
Mas com as 16 detecções dos sinais vindos do mesmo lugar, os cientistas podem finalmente começar a restringir as opções para o que poderia estar causando as explosões poderosas. [ScienceAlert].

Um comentário:

  1. Apostam tanta baboseira na internet que a gente não sabe em quem acreditar mais

    ResponderExcluir

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO