Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Estrutura estranha toma conta da atmosfera de Vênus

Grande onda de gravidade estacionária é encontrada na atmosfera de Vênus


Cientistas da Universidade Rikkyo, em Tóquio, relataram ter encontrado uma enorme estrutura na atmosfera de Vênus, usando a nave japonesa Akatsuki. Os resultados foram publicados na Nature Geoscience.
Acredita-se que a estrutura gigantesca seja uma “onda estacionária” espalhada por uma vasta região, estendendo-se por 10,000 quilômetros nas nuvens superiores da atmosfera superior de Vênus. Curiosamente, a onda não se moveu durante quatro dias – permaneceu parada sob uma região montanhosa na superfície do planeta.
A estrutura foi visível em imagens infravermelhas da sonda Akatsuki, registradas entre 7 e 11 de dezembro de 2015.
No momento, as propriedades exatas da onda não são claras. A explicação mais provável é que esta onda foi gerada por causa do ar (de alta e baixa temperatura) que fluiu sobre uma montanha nas proximidades, ocasionando um equilíbrio de temperatura (este processo é conhecido como “onda de gravidade”).
Imagens capturadas pela sonda Akatsuki durante quatro dias mostraram a onda permanecendo aproximadamente no mesmo lugar. (Créditos: Planet-C).
Em Vênus, os ventos podem atingir velocidades de mais de 360 quilômetros por hora. Makoto Taguchi disse que foi “surpreendente” que a onda conseguiu ficar na mesma posição.
Vênus tem uma atmosfera extremamente espessa, o que significa que é difícil ver diretamente a sua superfície ou atmosfera inferior. Esta observação sugere que a baixa atmosfera afeta a atmosfera superior.
A câmera infravermelha da nave espacial tem sido usada para estudar a atmosfera em detalhes, enquanto uma segunda câmera infravermelha está à procura de vulcões ativos. [IFLS].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO