Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Observatório europeu divulga imagem magnífica de Júpiter

A sonda Juno já está em fase final de aproximação do gigante defensor da Terra, e os astrônomos do observatório europeu aproveitaram para captar essa magnífica imagem do gigante gasoso.


O objetivo dos astrônomos ao captar essa imagem é fazer um mapa do planeta para guiar a missão. O registro foi feito pelo VLT (Very Large Telescope) do consórcio ESO (Europe South Observatory).
A imagem, entretanto, é colorida artificialmente e é resultado da combinação dos melhores registros feitos por um equipamento do VLT que consegue estudar as luzes infravermelhas dos corpos celestes.

Juno

Iniciada pela Nasa em agosto de 2011, a Juno dará inicio à uma jornada de 16 meses na próxima segunda (4), com o objetivo de explicar melhor o sistema solar a partir da origem e evolução do planeta gasoso.
Juno irá fazer uma série de “rasantes’ a menos de 5 mil Km das espessas camadas de nuvens do planeta. Em 1974, a Pioneer 11 se aproximara de Júpiter e fizera esse processo, todavia, a mais ou menos 43 mil Km, 38 mil km mais distante do que a Juno irá fazer.
Os sensores da sonda irão analisar as várias camadas do gigante gasoso e medir suas propriedades, como composição, temperatura, movimento, pressão, a presença ou não de um núcleo sólido, mapeará seu campo magnético, medirá água e amônia na atmosfera e observará suas auroras (as mais fortes do Sistema Solar), dentre outras ações.
Espera-se que a missão também ajude a compreender as faixas coloridas que envolvem o planeta, e nos traga maiores informações sobre a grande mancha vermelha.
Por fim, a missão também deverá medir a quantidade de água na atmosfera jupiteriana, o que pode revelar a quantidade de oxigênio disponível na época e local onde Júpiter se formara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO