Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Astrônomos descobrem Super-Terra a 32 anos-luz de distância

Astrônomos do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias descobriram uma nova Super-Terra localizada a cerca de 32 anos-luz do Sistema Solar. O exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha, chamada de GJ 536 e estima-se que ele tenha uma massa de 5,4 Terras e um período orbital de pouco menos de nove dias.
O planeta, chamado de GJ 536 b, é improvável que seja habitável, mas os astrônomos estão interessados em encontrar potenciais outros mundos no sistema que poderiam ser mais amigáveis com a vida.
“Até agora, o único planeta que descobrimos é o GJ 536 b, mas vamos continuar a monitorar a estrela para ver se podemos encontrar outros companheiros”, disse Alejandro Suárez Mascareño, o principal autor do estudo. “Os planetas rochosos são geralmente encontrados em grupos, especialmente em torno de estrelas deste tipo, e temos certeza que podemos encontrar outros planetas de pequena massa em órbitas mais longe da estrela, com períodos orbitais de 100 dias ou até alguns anos”, concluiu ele.

As observações foram tiveram muito esforço e muita cooperação de vários observatórios diferentes. O planeta foi detectado pelo método de velocidade radial, que olha para a oscilação da estrela para descobrir se um planeta próximo está puxando para ele. “Para detectar o planeta, nós tivemos que medir a velocidade da estrela com uma precisão da ordem de um metro por segundo”, disse Rafael Rebolo, co-autor do estudo. [IFLS]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa Página...
Visite nosso parceiro:
Conheça nosso Parceiro: UNIVERSO CÉTICO